quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Onde foram parar as locadoras de videogame?


   Quem viveu a infância durante a década de 90 certamente se lembra das locadoras de videogame e de frases célebres como "Quanto falta pra desocupar alguma mesa?", "Quando vão devolver o Resident Evil?", "EI! O MEU JOGO TRAVOU AQUI MOÇO", entre outros diversos bordões que temos certeza que permearam a infância de milhares de crianças.
   Nessa época a internet ainda era apenas uma lenda avistada num futuro distante e pouca coisa se sabia sobre ela, os videogames já eram produtos populares, principalmente o Super Nintendo e o Mega Drive, todavia o custo dos seus jogos eram altos, devido ao material usado para fabricar os cartuchos. Nesses tempos, quando uma pessoa tinha videogame em casa e uma soma de mais de cinco jogos diferentes já era considerada ostentação!

   Mas a locadoras surgiram com o intuito de acabar com essa "falta de opções de jogos", comprando dezenas de títulos e disponibilizando para locação. O preço geralmente era baixo, coisa de um ou dois reais, você alugava a fita em um dia e devolvia no outro, com exceções aos sábados, no qual você podia alugar e devolver somente na segunda. Era um bom negócio e os dois lados ganhavam!



   Entretanto, por mais ilógico que pareça, a locação de jogos era o negócio secundário da maioria das locadoras e o ganha pão mesmo ficava por conta dos videogames que a locadora possuía, no qual você pagava uma certa quantia em dinheiro para jogar por um determinado período de tempo, também com preços acessíveis. Nessa época era comum chamar um amigo para inteirar um real e ir na locadora jogar Super Nintendo durante uma hora.
   Não diria todas, mas de forma geral, grande parte das locadoras viviam cheias. Além das pessoas que estavam jogando, tinha os que estavam esperando sua vez, os que entravam e saiam para alugar os cartuchos, e tinha também aquela galerinha que só ia lá para ficar olhando e dando palpites. Foi nessa época que grandes mitos do videogame começaram a nascer, entre eles temos alguns famosos como:
  1. Mortal Kombat: Se você apertar Select quando aparece aquela carinha no canto da tela, você luta em uma fase secreta/com um personagem secreto.
  2. Street Fighter: Se você terminar o jogo no Hard sem tomar nenhum dano, você enfrenta um chefe secreto no final
  3. MegaMan X: Dá pra fazer o MegaMan usar o Hadouken! [Essa é verdade, mas na época ninguém sabia como fazer!]
   Não restam dúvidas de que as locadoras de videogame eram lugares agradáveis e ótimos para fazer amigos e compartilhar conhecimentos sobre jogos. Mas mesmo com tantos pontos positivos, aonde foram parar todos esses estabelecimentos?



   A resposta é simples e se resume em uma palavra: pirataria! Com o lançamento do Playstation em 1994 e o alto custo do console na época, o movimento nas locadoras triplicou! Todos queriam jogar aquele novo videogame de CDs com aquele controle esquisito, todos queriam desvendar os mistérios do Resident Evil e fazer bonitos gols no Winning Eleven, e por um bom tempo o Playstation foi responsável pelo aumento da renda dos proprietários. 
   Mas com o passar do tempo, a coisa começou a mudar. Logo de cara o Playstation foi desbloqueado, tomando o lugar de jogos que originalmente custariam entre cinquenta e setenta reais, para jogos pirateados, que podiam ser encontrados nas feiras de rua ou até mesmo buscados no Paraguai, por cerca de dez reais cada jogo.
   No começo isso foi muito bom para as locadoras, já que os donos podiam adquirir jogos por preços muito menores, o que acarretava na aquisição de mais jogos e aumentava cada vez mais a coleção. Desnecessário dizer que as locadoras com as maiores coleções de jogos eram as mais conceituadas.



   Foi então que o tempo passou e o preço do Playstation começou a cair e a caber no bolso da população [os computadores, que antes eram exclusivos da classe alta, também começaram a aparecer na casa das pessoas de classe média]. Mais pessoas foram comprando os consoles e deixando de ir na locadora para jogar, limitando suas visitas somente à locação de jogos. Só nisso podemos calcular que o lucro dos proprietários havia caído bastante, já que começaram a apelar para outras alternativas, como vender doces, refrigerantes, sorvetes e até mesmo alguns jogos usados que não eram mais tão jogados.
   Contudo, o final das locadoras foi, de fato, decretado quando os gravadores de CD começaram a ser comercializados no Brasil. Era simples, você comprava um CD virgem, que na época custava cerca de três reais, alugava um jogo, copiava para o CD virgem e pronto, já tinha aquele jogo com você pra jogar quando quisesse jogar. Além disso você também podia copiar os jogos dos seus amigos e dos amigos dos seus amigos, o que resultava numa coleção considerável de jogos, o que diminuia muito ou até mesmo anulava a necessidade de ir até as locadoras.



   Mas já dizia um grande sábio: Nada é ruim o suficiente que não possa piorar. Com a chegada da internet no Brasil, logo os gamers já tomaram conhecimento de que era possível baixar jogos do Playstation na internet, gravá-los em CDs e jogá-los em seus consoles, sem maiores problemas. Isso obviamente colocava um fim à necessidade de se deslocar até a locadora, sendo que agora era possível "adquirir" qualquer título do Playstation sem levantar da cadeira. Essa foi a cartada final, o golpe crítico, o cheque-mate das locadoras! Sem público para jogar e muito menos para alugar, os estabelecimentos passaram a ficar vazios e logo foram fechando, uma a uma. Poucas são as que resistiram ao tempo, e podemos dizer sem receio que mais de 90% das locarodas da década de 90 fecharam as portas.
   Hoje em dia o que mais se aproxima de uma locadora são as Lan Houses, que também se encontram em constante decadência e em poucos anos também terão o mesmo fim que tiveram as locadoras. Para nós que vivenciamos essa época, só resta a saudade de fazer amigos e compatilhar passwords e a felicidades por ter tido frequentado esses divertidos estabelecimentos e ter aprendido muito sobre os games! É uma pena para essa geração mais nova, mas infelizmente eles nunca saberão qual é a emoção de matar aquele boss com todo o público da locadora torcendo por você...



6 comentários :

  1. Ótima matéria , lendo , muito triste , bem que elas poderiam voltar mesmo que sendo um ''nicho'' de quem quer ter esse convívio , eu frequentaria !

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Na verdade não acabou amigo, mas tivemos que pausar as atividades por tempo indeterminado, devido ao nosso (nem tão) novo projeto, que é a Taverna GameShop, loja online de jogos atuais e retrô. A loja vem tomando grande parte do nosso tempo e não temos conseguido nos dedicar ao blog da forma que gostaríamos
      Mas temos planos de voltar com as postagens, mesmo que escassas, ainda no primeiro trimestre de 2016. Já temos dezenas de artigos prontos, fique de olho que nas próximas semanas aparecerão novas matérias!

      Agradecemos pelo contato e te convidamos a conhecer nossa loja:

      www.tavernagameshop.com.br

      Excluir
  3. Aqui ri vou abrir uma, eu gosto muito

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...