segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Desenvolvedor reune equipe para produzir um novo jogo para o velho NES


   Lançado em 1985, o imortal NES [Nintendo Entertainment System], o console de 8 Bits da Nintendo que ficou conhecido popularmente como Nintendinho, foi uma das maiores revelações do mundo dos games e carregou consigo os capítulos iniciais de diversas franquias vivas até hoje, como Mario, Zelda e Metroid. Claro que isso não é novidade para ninguém, mas o que é novidade, no entanto, é que hoje, praticamente 30 anos depois, ainda existe uma equipe se empenhando para desenvolver um jogo para o console! Difícil de acreditar? Pois para que vocês leitores compreendam melhor a história, iremos começar pelo começo.
   Em meados de 1987, Joe Granato, um entre os milhares de fãs de videogame da época, dividia seu tempo entre desvendar os mistérios do The Legend of Zelda, brincar na rua com seus amigos e já se arriscava como um game designer juvenil. E foi em 1987 que ele decidiu dar início ao desenvolvimento do seu primeiro projeto:

“Na primavera de 1987, um amigo de infância e eu desenhamos um jogo chamado Mystic Searches. Nós criamos tudo, desde o manual, passando pela estória, até os layouts e arte dos mapas. Fizemos até as músicas e efeitos sonoros (registrados com a ajuda de uma porcaria de um gravador de fitas cassete e um teclado da Casio).”


   Depois de toda essa produção e desenvolvimento, Granato mandou uma carta para a Nintendo, pedindo para que a empresa mandasse para ele todo o material necessário para poder desenvolver o jogo e passar a distribuí-lo para o NES, mas como já era de se esperar a Nintendo não aceitou a proposta e deu aquela velha desculpa fajuta de término de relacionamento: “O problema não é seu jogo, somos nós, infelizmente não vai acontecer”. Sem muitas opções do que ser feito, Granato simplesmente arquivou tudo aquilo e guardou entre seus pertences.
   Todavia em 2012, vinte e cinco anos depois, Joe fez uma visita à casa de seus pais e acabou encontrando as coisas do seu antigo projeto em uma caixa. Como a essa altura Granato já havia se tornado roteirista, músico e programador, decidiu tentar mostrar o Mystic Searches ao mundo mais uma vez. 


   Transbordando coragem e dedicação, Joe formou uma equipe, recrutando uma escritora, um ilustrador e um produtor musical, e decidiu fazer uma reformulação de todo o jogo. A proposta de Mystic Searches parece com um tipo de RPG clássico, porém não foram reveladas maiores informações sobre isso, Joe fez apenas um pequeno comentário:

“Será uma aventura 8 bits, para o NES, com cara de um jogo de NES e com uma história completamente diferente do que conhecemos”

   Sim, foi apenas isso. Mais genérico impossível...


   A ideia é passar o jogo do jeito que foi criado em 1987 para um cartucho e rodá-lo diretamente no NES, entretanto como não são muitos os detentores de um NES hoje em dia, e como a ideia tanbém é reformular todo o jogo, o cartucho acompanhará uma memória flash que poderá ser conectada a um computador via porta USB, assim dando acesso tanto à nova versão do jogo, quanto à antiga.
   Mas a ideia ainda vai além, eles pretendem intercalar ambas as versões, PC e NES, para que compartilhem saves, checkpoints, conquistas e tudo mais, fazendo com que o progresso em uma plataforma não seja perdido quando jogado na outra. Todavia, um fato interessante é que o Nintendinho é capaz de gravar dados em um cartucho, mas não em uma memória flash totalmente fora da arquitetura padrão. Não sabemos como eles farão para que essa conversação entre ambos os jogos aconteça, e talvez nem eles mesmo ainda saibam.
   Ambicioso? Mas saiba que não para por aí! Joe ainda pretende produzir um documentário falando sobre a criação do jogo, como tudo começou e toda a história por trás dos teclados. Disse também que pretende disponibilizar tutoriais online e aulas ensinando a desenvolver jogos para o NES.
   Mas como dinheiro ainda não dá em árvore e nem cai do céu, Granato lançou uma campanha no Kickstarter para arrecadar fundos para a produção do jogo, o objetivo era acumular uma quantia de US$ 36 mil, e até o momento da publicação desse artigo já estavam com US$ 44.448, ou seja, já ultrapassaram a meta. As recompensas aos doadores são bem interessantes, indo desde um mero “Obrigado”, passando pela versão online do jogo, versão física, um pack com versões físicas do jogo, do filme e da trilha sonora, além do manual e um guia digital, e até mesmo um jogo desenvolvido a partir de suas ideias e do jeito que você quiser para o NES [Será?] essa última apenas para doações acima de US$ 10 mil. Há também uma série de descontos para quem quiser adquirir mais de uma cópia do game.


   Confessamos que achamos a ideia muito interessante e original, porém sempre fica uma ponta de desconfiança para com esses projetos que querer mastigar mais do que podem engolir. Vale mencionar que em um passado não muito distante, Joe Granato se propôs a fazer um documentário sobre a série The Legend of Zelda chamado “It’s Dangerous To Go Alone”, pediu financiamento para realizar o trabalho, mas o mesmo não foi pra frente.
   Claro que isso não significa que acontecerá o mesmo com Mystic Searches, e nós da Taverna GameMania ficamos na torcida para que o projeto realmente seja finalizado e consiga realizar tudo que está sendo proposto, afinal não é todo dia que aparece alguém querendo desenvolver um jogo para um console de quase três décadas de idade! 



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