sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sports Champions - Análise


Fabricante: Diego Studio / Zindagi Games
Distribuídora: Sony Computer Entertainment
Gênero: Esporte
Interação Online: Nenhuma

Lançamento:
EUA: 07/09/2010
Europa: 17/09/2010
Japão: 21/10/2010

Plataformas: Playstation 3
Definição HD: 720p
Número de Jogadores: 1-4 jogadores
Troféus: Sim

TRAILER OFICIAL
The Ultimate Sporting Showdown

   Notícia bombástica aos frequentadores da nossa Taverna: Recentemente abolimos nossa filosofia de vida sedentária e resolvemos fazer uma mudança drástica em nosso cotidiano: Adquirimos um Playstation Move! Para quem não sabe, PS Move é o controle de sensor de movimentos do Playstation 3 que foi oficialmente lançado em 2010. De lá pra cá dezenas de jogos foram lançados exclusivamente para o controle e alguns jogos até mesmo receberam adaptações para que pudessem ser jogados com o mesmo [como exemplo Resident Evil 5, InFamous 2 e Killzone 3], porém desde seu lançamento até hoje em dia o jogo que acompanha o periférico no ato da venda é o Sports Champions.
   Algo impossível de negar é que Sports Champions teve o mesmo objetivo do Wii Sports que é demonstrar ao jogador o potencial que o controle com sensor de movimentos possui. E assim como o título do Wii teve diversos acertos, mas também diversos erros. O game conta com seis modalidades esportivas: Lançamento de Disco, Luta de Gladiadores, Arco e Flecha, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Bocha


   O jogo não possui introdução, apenas uma tela de título e ao começar já coloca o jogador na tela de escolha de modalidade. Algumas podem ser melhor aproveitadas com o uso de dois controles PS Move, mas como não estamos com essa bola toda testamos o jogo com apenas um. Logo após escolher o esporte em que irá se aventurar o jogador é levado à tela de seleção de personagem, onde ao contrário do Wii Sports, não é possível criar um avatar exclusivo e o jogador fica limitado aos dez exóticos personagens já existentes. Os personagens lembram os avatares da PS Home, cada qual representando uma nacionalidade de forma não direta, porém é possível deduzir facilmente a nacionalidade de cada um, tal qual o tamanho estigmatismo que foi impregnado neles, algumas vezes ironicamente beirando o racismo. Por exemplo: há um competidor forte, bem vestido e de cabelo arrumado; há uma competidora que samba antes de começar a jogar; e há também um ser minúsculo que lembra um primata e se chama Tatupu, difícil deduzir?


   Antes de começar cada modalidade é preciso calibrar o PS Move fazendo algumas poses em frente à PS Eye [câmera que acompanha o controle]. Ao contrário do Wii Sports não é possível salvar um perfil, sendo assim, é necessário calibrar toda vez que mudar de modalidade. Particularmente não achamos muito ruim, já que a calibração é divertida e lembra os Power Rangers quando chegava a "Hora de Morfar!".


   Ao escolher a modalidade o jogador tem três opções:
  • Free Game: Modo livre, onde não vale nada, geralmente usado para treino ou para perder tempo de vida;
  • Modo Desafio: Modo onde o jogador passa por uma espécie de mini-game. Cada modalidade possuí apenas um desafio, dividido em três dificuldades;
  • Modo Campeonato: Esse é o modo principal de jogo, o Modo Campeonato é uma espécie de liga e o jogador deve passar pelas dificuldades Bronze, Prata e Ouro, em cada uma é preciso vencer os dez personagens do jogo [inclusive o que você escolheu] além de passar por um desafio. Conforme o jogador progride a dificuldade gradativamente aumenta.

   Cada modalidade tem suas peculiaridades, então teremos que abordá-las individualmente:


   Lançamento de disco: Essa é uma modalidade interessante, pois une o lançamento de discos às regras de golfe. O jogador precisa acertar o disco em uma espécie de bandeja com o menor número de tentativas possível. Essa é uma modalidade que retrata bem a precisão do PS Move, tanto para força como para ângulo, já que, se o jogador curvar a mão no momento do lançamento, um pouco que seja, o disco pegará algum efeito e dependendo da força que foi aplicada no movimento e do sentido do vento é possível ultrapassar obstáculos com essa técnica ou mandar o disco diretamente para o chão. De todas as modalidades essa é de longe a mais difícil de dominar, precisando de muita dedicação e paciência.


   Luta de Gladiadores: Essa modalidade, apesar de ser bem menos precisa que a anterior, é uma das mais divertidas. Nesse esporte sanguinário o jogador precisa golpear o oponente e também se defender, ganha quem acabar com a vida do adversário primeiro ou jogá-lo fora do ringue. O jogador pode golpear fazendo movimentos com o braço e ao fazer pressionando um gatilho os movimentos passam a ser com o escudo. Esse é um dos esportes em que é possível usar dois controles PS Move, sendo um para a espada e outro para o escudo, porém ainda assim não é possível mover o escudo e a arma simultaneamente, sendo preciso acionar o gatilho para se defender com o escudo, fato um pouco frustrante. Outro ponto interessante é que o escudo não dura para sempre e conforme o jogador recebe pancadas o mesmo vai se quebrando. O ideal dessa modalidade é jogar contra um amigo, já que a IA dos adversários é péssima e eles sempre deixam as pernas expostas, tornando a vitória muito fácil.


  Arco e Flecha: Essa modalidade usa e abusa da precisão do controle, perdendo nesse quesito apenas para o Tênis de Mesa. Nesse esporte os dois jogadores atiram flechas simultaneamente tanto em alvos móveis como fixos e vence aquele que fizer a maior pontuação, sendo que cada tipo de alvo oferece uma pontuação diferente. Essa também é a modalidade em que um segundo controle mais faz falta, já que com apenas um não é possível fazer o movimento de esticar o elástico do arco, você apenas apanha a flecha em sua aljava, mira com o Move diretamente apontado na tela e atira. Mesmo apesar disso arco e flecha consegue ser um dos esportes mais divertidos do Sports Champions.


   Vôlei de Praia: Apesar da premissa parecer promissora, o Vôlei de Praia deveria se chamar Vôlei de Paia, já que é de longe a modalidade que mais foge da realidade. Nessa modalidade o objetivo é vencer o time adversário fazendo determinada quantia de pontos antes dele, e mesmo que todos os fundamentos do esporte sejam seguidos, ao contrário dos jogadores de vôlei, você não precisa se movimentar pela areia, a movimentação é toda automática, reduzindo o esforço do jogador apenas a movimentos com a mão, como saque, machete, corte e bloqueio. Esse é outra das modalidades que suportam dois controles PS Move, e pode ser jogado em quatro pessoas simultaneamente, mas ainda assim está longe de ser a mais divertida. A única dificuldade nesse esporte é fazer os movimentos corretos dentro de um curto tempo de resposta, tornando o Modo Campeonato fácil até mesmo nos últimos níveis


   Tênis de Mesa: De longe a melhor modalidade do jogo e difícil é alguém me tirar o PS Move da minha mão quando eu começo a jogar. O Tênis de Mesa eleva ao máximo o uso tanto do PS Move como da PS Eye. O jogo segue as regras tradicionais e vence quem fizer a determinada quantia de pontos primeiro. Os movimentos são muito precisos, e além disso é a unica modalidade em que o jogador precisa de fato se movimentar, andando pra lá e pra cá na borda da mesa, dependendo da sua necessidade. É possível fazer cortes velozes, bolas com efeitos, saques precisos e contra-ataques fantásticos, e de todas as modalidades, essa com certeza é a que mais se aproxima da realidade. O único ponto negativo é que para auxiliar o jogador, a raquete rebate três vezes o seu tamanho, sistema aceitável nos primeiros níveis, mas que poderia ser extinto nos níveis mais difíceis, o que com certeza aumentaria desafio.


   Bocha: Provavelmente você já ouviu seu avô falando sobre essa modalidade esportiva! Bocha une o simples ao divertido e o objetivo do jogador é arremessar as bolas o mais próximo possível de um ponto determinado, com três tentativas vence aquele que mais se aproximar do ponto. O esporte é bem parado, porém a precisão do PS Move quanto à força nessa modalidade é perfeita. O jogador segura o gatilho e ao soltar também solta a bola no jogo, a força em que foi movimentado o braço antes de soltar a bola faz toda a diferença. Está longe de ser o mais divertido, mas vale a pena passar um tempinho, principalmente jogando contra um amigo.


   Um ponto muito interessante e que merece destaque: a cada vez que o jogador vence um campeonato, independente de ser Bronze, Prata ou Ouro, o mesmo pode tirar uma foto fazendo uma "pose de vitória" com o objeto em questão, como espadas ou machados na Luta de Gladiadores, ou o arco no caso do Arco e Flecha. A ideia é muito legal, contudo o único método de salvar a foto é postando no Facebook, o que só pode ser feito no ato de tirar a foto, caso contrário a imagem não fica salva no disco rígido, o que é uma pena, já que é possível fazer umas poses bem criativas!
   Uma característica que prolonga bastante a vida útil do jogo são os desbloqueáveis. Durante o Modo Campeonato, a cada final de partida o jogador recebe uma pontuação e é classificado entre uma e três estrelas. Ao conseguir três estrelas o jogador pode desbloquear desde uniformes alternativos para os personagens, assim como novas arenas e ginásios, e até mesmo sprites bem criativas para usar no lugar das originais, como um pirulito no lugar de uma raquete no Tênis de Mesa ou mesmo uma Katana na Luta de Gladiadores. A quantia de material desbloqueável é bem grande e deve custar muitas horas de jogo e muita determinação para quem decidir liberar tudo.


   Os gráficos do jogo são bonitos e coloridos, e como dito anteriormente os jogadores lembram em muito os avatares da Playstation Home, todos possuem uma apresentação própria [e nacionalmente estigmatizada] antes das partidas, com articulações muito bem desenvolvidas. Os cenários, por sua vez, apesar de visualmente agradáveis, apenas cumprem seus papéis no jogo, sendo muitas vezes ginásios, bosques ou praias, no geral com uma paisagem no fundo, não existem muitos detalhes, mas mesmo apesar disso, os gráficos se enquadram bem na temática do jogo.
   A sonoridade aparentemente foi deixada de lado na produção. Os personagens praticamente não falam, apenas comemoram e dão gritinhos de prazer quando vencem as partidas, nada mais do que isso. A trilha passa despercebida, com música clichês e enjoadinhas. Felizmente há a possibilidade de importar suas músicas para o jogo, assim personalizando a trilha sonora, o que deixa ainda mais claro que a sonoridade não obteve muita atenção durante o desenvolvimento.


   Porém, maior contra do jogo ainda está por vir. Em um jogo tão dinâmico como Sports Champions, a ausência de um modo online é praticamente imperdoável, imaginem o quanto seria divertido jogar tênis, ou lutar com espadas e escudos contra pessoas do mundo todo, porém infelizmente isso não é possível. O jogo suporta apenas o multiplayer local, então o jeito é reunir os amigos, afastar os móveis e "que os jogos comecem!"
   Levando em conta o fato de que Sports Champions foi um jogo originalmente construído para demonstrar o potencial do Playstation Move, pode-se dizer que ele supera as expectativas e proporciona várias horas de diversão no modo singleplayer e mais ainda no multiplayer. Alongue os braços e prepare-se para dores no dia seguinte, principalmente aos que seguem a filosofia de vida sedentária citada no primeiro parágrafo, porém tudo isso é recompensado por aquela sensação de fazer um corte perfeito, ou de acertar o disco na bandeja na primeira, ou até mesmo jogar o lutador fora da arena com uma machadada Se você procura diversão descomprometida, Sports Champions foi feito para você.



RESUMO

-Prós

Diversão de forma dinâmica
Nível de dificuldade mediano
Diversos desbloqueáveis
Tênis de Mesa vicia mais do que heroína [não que eu saiba...]

-Contras:

Falta de detalhes gráficos
Sonoridade passa despercebida
Quantia limitada de personagens
Ausência de um modo online


GAMEPLAY



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...