segunda-feira, 3 de março de 2014

Telona #1 - Matrix



Produtora: Warner Bros. Pictures
Título Original: The Matrix
Duração: 136 minutos
Gênero: Ação, Ficção científica

Lançamento:
EUA: 31/03/1999
Brasil:21/05/1999


   É com muito orgulho e satisfação que venho até aqui inaugurar uma de nossas novas e promissoras seções. Telona trará para os leitores resenhas e curiosidades sobre os mais diversos filmes voltados à cultura Gamer/Nerd/Geek, e nada melhor para começar essa seção como um dos maiores clássicos de ficção científica da história do cinema: Matrix!


   Em 1999, mesmo ano em que estreou o frustrado renascimento da franquia Star Wars, com o Episódio I: A Ameaça Fantasma, também chegou aos cinemas um filme que viria a se tornar um dos maiores clássico da ficção científica. Estrelado por Keanu Reeves e com uma história bem elaborada, efeitos especiais de primeira e uma trilha sonora mega premiada, Matrix conquistou uma legião de fãs por todo o mundo e mesmo possuindo duas continuações relativamente fracas, ainda conseguiu eternizar seu nome na história.
   A trama foi escrita pelos irmão Andy e Larry Wachowski e conta a história de um personagem que vive uma vida dupla. Durante o dia Keanu Reeves é Thomas Anderson, programador da renomada empresa Metacortex, porém durante a noite assume o papel de Neo, um hacker que invade sistemas e rouba informações e softwares. Durante sua trajetória hacker ele acaba descobrindo algo conhecido apenas como Matrix, que é descrito por um usuário chamado Morpheus como o pressentimento de que "há algo errado com o mundo".


   Desde então Neo também usa de seu tempo procurando o usuário conhecido como Morpheus e acredita que o mesmo seja um suposto terrorista.
   Uma bela noite o hacker é contactado por um anônimo que lhe fornece instruções de como descobrir a verdade que ele tanto procura. Neo segue as dicas e acaba por conhecer Trinity (Carrie-Anne Moss) que lhe conta sobre Morpheus (Laurence Fishburn), dizendo a Neo que ele vem sendo vigiado já faz um tempo e que Morpheus acredita que ele seja o escolhido para salvar a humanidade. Após isso o mesmo acorda desorientado em sua cama. No dia seguinte, no trabalho, os agentes da Matrix, que já estão sabendo dos planos de Morpheus, vão à procura do hacker para neutraliza-lo. Durante o processo Morpheus entra em contato com ele via telefone e dá instruções para que o mesmo escape dos agentes, porém mesmo com o esforço o plano falha e nosso protagonista acaba capturado. Após uma pequena conversa com o Agente Smith (Hugo Weaving), Neo se nega a colaborar e em troca da gentileza os agentes implantam nele um tipo de parasita software para vigiar cada passo do hacker e saber quais são as que estão entrando em contato com ele. Após isso Neo novamente acorda em sua cama desorientado e sem saber em que acreditar, e eis que ele acaba sendo encontrado por Trinity, que extrai o parasita pelo seu umbigo fazendo com que ele fique ainda mais confuso com tudo aquilo.


   Depois disso Neo é apresentado a Morpheus, onde ambos vivenciam uma cena clássica do cinema: onde Morpheus oferece ao hacker duas pílulas, uma azul e uma vermelha, caso escolha a azul, Neo acordará em sua cama e acreditará no que quiser, caso escolha a vermelha, entrará mais fundo na "toca do coelho" e descobrirá toda a verdade. Sem hesitar, Neo escolhe a pílula vermelha e após tomá-la é desconectado da Matrix e acorda em uma de milhares de bolhas, fraco, perdido, cercado por máquinas e sem entender nada. Como humanos pensantes não servem para a Matrix, Neo logo é despejado no esgoto para ser "processado", mas eis que surgem Trinity e Morpheus para resgatarem o jovem e explicar-lhe tudo o que está acontecendo. O mundo real foi dominado pelas máquinas e o mundo em que acreditamos viver não existe de verdade, é apenas um software de realidade virtual, somos mantidos nele para não percebermos que na verdade não passamos de escravos das máquinas e que elas nos usam como fonte de energia.

Cena em que Morpheus oferece as pílulas para Neo

   Durante a história os mocinhos podem entrar e sair da Matrix quando quiserem, através de um dispositivo que lembra uma daquelas cadeiras de dentista. Porém, se uma pessoa morre na Matrix, seu corpo físico também morre na vida real, o que torna essas viagens para dentro do software algo relativamente perigoso.
   A trama é bastante original e foi uma das coisas que fez de Matrix o que ele é hoje, todavia outro ponto que também chamou muita a atenção foram os efeitos especiais. Matrix foi o primeiro filme a usar o efeito bullet time, onde tudo que está ao redor do protagonista fica em câmera lenta, porém ele pode se movimentar em velocidade normal. Hoje em dia esse efeito é vastamente usado não somente em filmes mas também em jogos, como por exemplo Max Payne, Vanquish e Red Dead Redemption. Na filmagem o efeito é usado perto do final, quando Neo trava uma batalha contra o Agente Smith e usa pela primeira vez seu poder de controlar a Matrix, podendo assim desviar dos projéteis que estão vindo de encontro a ele.

Efeito Bullet Time

   Além do bullet time existem também outros efeitos especiais que eram considerados "de primeira" pra época. Um exemplo é quando Morpheus está tentando fazer Neo alcançar seu potencial máximo, sugerindo ao mesmo que pule de um prédio a outro. Na primeira tentativa o nosso ex-hacker falha e cai de lá de cima e ao colidir com o chão, ele afunda no asfalto e volta para cima como se fosse uma cama elástica. Outro exemplo bem interessante é quando Neo entra em um software da Matrix para fazer seu estoque de armas para a batalha final e as prateleiras com as armas vem "voando" até ele em uma velocidade muito rápida, tão rápida que quando passam por ele fazem seu sobretudo balançar com o vento. Claro que hoje, 15 anos depois, esses efeitos já são muito manjados e existem tecnologias muito melhores, mas para a época era "o bicho!"
   Contudo, é preciso assumir: Matrix não é perfeito. Por mais que a trama seja original e muito interessante, o modo como a história se desenrola apela para alguns clichês. Por exemplo: há o famoso clichê da traição de um amigo da equipe seguida de uma reviravolta que coloca os mocinhos na frente de novo. Além do clássico clichê da luta final entre o mocinho e o bandido, onde o mocinho já apanhou muito e está quase morrendo, e assim do nada começa a pensar e filosofar, reúne todo seu poder interior e derrota o bandido de uma vez. E é claro que não poderia faltar um romance na história, que já fica óbvio logo na primeira meia hora de filme.


   Mas mesmo apesar dos clichês e de suas duas continuações que não agradaram tanto o público, Matrix se tornou um clássico do cinema e um título obrigatório para qualquer fã de ficção científica, inclusive correm rumores de que os irmãos Wachowski estão trabalhando em uma nova trilogia para o filme, o que não sabemos se será bom ou ruim, mas não custar dar uma chance. Acredito que todo mundo já tenha assistido esse filme e se você ainda não assistiu, não perca tempo, alugue na locadora mais próxima o quanto antes [porque todos sabemos que baixar na internet é ilegal ;)].


Curiosidades
  • Neo é um anagrama para One, que significa "o escolhido" (The One).
  • O filme recebeu quatro oscars em 1999: Melhor Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
  • Há uma nítida alusão ao filme Alice nos País das Maravilhas, tanto na parte em que Morpheus diz para Neo em uma mensagem para seguir o coelho branco, como também quando Morpheus oferece a pílula vermelha para o hacker "ir até o fim na toca do coelho".
  • Antes de Keanu, o papel de Neo foi oferecido primeiramente para Ewan McGregorm, que recusou o convite para interpretar Obi-Wan Kenobi em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, de depois para Will Smith, que também recusou para trabalhar em As Loucas Aventuras de James West, que acabou sendo um fiasco.
  • O filme custou 65 milhões de dólares para ser produzido, e rendeu um total de 456 milhões.
  • Os quatro atores principais treinaram artes marciais por quatro meses antes das gravações, o que ainda assim não evitou acidentes durante a produção do filme. Carrie quebrou a perna, Laurence fraturou o braço e Keanu feriu o pescoço.
  • O nome Morpheus é uma alusão ao deus grego do sono
  • Larry Wachowski fez uma operação de mudança de sexo e agora é conhecida como Lara Wachowski

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...