segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nativos indígenas vêem nos games uma oportunidade de disseminar sua cultura


   Você já deve [ou não] ter ouvido falar sobre o Never Alone, um simpático jogo previsto para chegar ao mercado nos próximos meses, que vai misturar puzzles com influência de jogos de plataforma e possuirá um incrível trabalho artístico. Acontece que recentemente o título passou a receber bastante atenção da mídia, e não por nenhuma das qualidades já citadas, mas pela temática utilizada pelos desenvolvedores!
   O título vem sendo desenvolvido pela Upper One Games em parceria com a E-Line Media, e o foco de sua história será o folclore indígena do Alasca. Durante o jogo, controlaremos a garota Nuna e sua raposa do ártico, e os desenvolvedores garantem que a trama tem um enorme potencial para nos emocionar.


   Notando o grande interesse das pessoas por jogos desse tipo, alguns grupos indígenas passaram a procurar os produtores com a intenção de contar suas histórias para o mundo através dos jogos eletrônicos. Isso fez com que os dois estúdios já citados se unissem ao Cook Intel Tribal Council e juntos criassem a World Games, uma iniciativa que tem como planejamento dar voz para diversas dessas culturas nativas. Sean Vesce, diretor criativo da E-Line, se diz muito feliz trabalhando em um projeto como esse:

"Isso realmente ressoou ao ponto em que outras culturas se aproximaram de nós. De uma perspectiva criativa, poder trabalhar em algo que tenha esse tipo de efeito em pessoas fora dos games é realmente especial"


   Ainda segundo Vesce, lhe surpreende a quantidade de pessoas que se mostram interessadas por esse tema, e desde a criação da World Games, ele diz que já foram procurados por representantes nativos do Havaí, Azerbaijão e Sibéria!
   Nós da Taverna GameMania achamos essa iniciativa simplesmente fantástica, é mais um argumento para provar que os games já deixaram de ser meros brinquedos há muito tempo e que hoje em dia podem ser usados não só para diversão, interação e desenvolvimento da coordenação motora, como também para o aprendizado e disseminação de culturas desconhecidas!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...