segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

DLC: Por um futuro melhor [ou não!]




   Uma das grandes leis da vida é que tudo evului. [claro, menos o Pikachu]

   E esse "tudo" inclui também a tecnologia dos vídeogames, já que se olharmos cerca de 10 anos atrás e compararmos com os dias de hoje, o vídeogame evoluiu de uma maneira inimaginável e não falo apenas graficamente ou sonoplasticamente, já que hoje a internet também tornou-se uma peça fundamental e indispensável para o uso da última geração de games.

   Porém, além das emocionantes partidas online e das indispensáveis atualizações e correções, juntamente com a recém-chegada internet ao mundo dos games, surgiram também às recém-nascidas lojas virtuais (não tão recém-nascidas assim).
   Essas lojas virtuais podem ser acessadas através do próprio console, desde que o mesmo possua uma conexão com internet de banda larga. Essas lojas, além de venderem (em forma de download) vários jogos completos (alguns exclusivos) e disponibilizarem demos gratuitamente, também são encarregadas da venda dos DLC’s.
   Porém, o que definitivamente é um DLC ?





   Ao pé da letra DLC significa Download Content” (Conteúdo para Download), um DLC nada mais é do que uma extensão, um “extra”, um adicional não obrigatório para seu jogo [que obviamente é pago] que pode variar de inúmeras formas.

   Em jogos de corrida por exemplo, é comum surgirem alguns DLC’s contendo alguns carros ou circuitos extras, já em jogos de luta os DLC’s em sua maioria são personagens exclusivos [como é o caso do Freddy do Mortal Kombat], em jogos de futebol é comum times clássicos e modificações no uniforme em forma de DLC.
   Existem até mesmo alguns DLC’s [como é o caso do Festival of Blood do InFAMOUS 2] que possuem uma campanha à parte, relacionada ou não com a história original do jogo, que pode ser terminada e possui até mesmo troféus para serem conquistados.



   Então simplificando: DLC é uma diversão a mais que você pode comprar para o seu jogo, mas deixemos claro que não necessariamente significa que foi desenvolvido depois do jogo, já que ultimamente acontecem muitos casos de DLC’s que são disponibilizadas para compra no mesmo dia do lançamento do jogo [o que achamos, pra sermos sinceros, uma puta grande sacanagem, você compra um jogo novinho já sabendo que existem mais coisas sobre ele que não estão inclusas na mídia].

   Agora que você leitor já sabe o que é uma DLC, eis que deve pairar uma grande questão em sua cabeça:
   É justo um jogador que paga um preço consideravelmente alto em um jogo ainda ter que desembolsar mais uma boa grana pra aproveitar todos os recursos que aquele jogo tem a oferecer ?



   Justo ou não é o que acontece, e os DLC's hoje representam grande parte dos ganhos das desenvolvedoras e certamente já provaram que chegaram ao mercado para ficar. Á nós pobres mortais, apenas resta conformar-nos e adaptarmo-nos a essa nova tecnologia, além do que cogitarmos a possibilidade de que em um futuro [não muito distante] todos os jogos poderão ser comercializados exclusivamente por essas lojas virtuais, o que significa que as mídias físicas poderão ser extintas para sempre da face da Terra, fato esse que a meu ver seria um desastre de proporções épicas, já que o famoso empréstimo de jogos entre amigos chegaria ao seu fim.



   Pois é, como tudo na vida a vinculação da internet com os vídeogames possui os dois lados. O lado bom é que você pode jogar com/contra qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo sem levantar sua nádega do sofá, o lado ruim é que nós estamos pagando caro por isso e se a extinção das mídias físicas realmente acontecer, pagaremos, mesmo que indiretamente, muito mais caro.


Uma imagem cômica e direta, demonstrando o desenvolvimento das "expansões"

VÍDEO MOSTRANDO COMO COMPRAR UM DLC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...