terça-feira, 10 de dezembro de 2013

E você, já conheceu Sim City Social ?



   Mais city, menos 'ville. Foi com essa pequena provocação que EA anunciou na E3 2012 a versão do melhor simulador de cidades do mundo para Facebook. Depois do famoso The Sims Social, agora a empresa ataca com Sim City Social.
   Em Sim City Social seu objetivo é o mesmo dos títulos para console e PC: gerenciar uma cidade de modo que ela cresça e seja produtiva e auto-suficiente, porém o método de jogo com o qual se consegue isso é um pouco diferente dos outro Sim City's da Maxis.


Banner provocativo


   O jogo adota uma perspectiva diferente dos outros jogos da série, adaptando-se em meio aos jogos das redes sociais. Para [quase] tudo que o jogador faz no jogo são necessários pontos de energia, desde construir, derrubar, enviar presentes, visitar moradores, cobrar impostos, tudo isso demanda pontos de energia, que são recuperados de duas maneiras:

  1. Esperando - A cada três minutos um ponto é recuperado
  2. Pagando - Como na maioria dos jogos sociais, também é possível facilitar muito mais sua vida se você estiver disposto a investir dinheiro real ao jogo, comprando diamantes que podem ser trocados por pontos de energia [e por diversas outras coisas maneiras]


   A funcionalidade do jogo é simples e bastante dedutiva, para construir você precisa de duas coisas: dinheiro [conhecido na série como Simoleons] e Matéria-Prima.
   Para conseguir dinheiro sua cidade precisa de vários estabelecimentos comerciais, já que os impostos pagos por esses estabelecimentos são a sua maior fonte de renda. Esbanje, construa lojas, mercados, estacionamentos, sorveterias, cinemas, bares, postos de gasolina, diversifique bastante. Existem outros métodos alternativos de conseguir Simoleons, como transportar materiais através de uma ferrovia, explorar os recursos naturais, entre outros [claro que o mais eficiente é soltando uma graninha para a EA].
   Para conseguir Matéria-prima é necessário a presença de fábricas, já que são delas que você retira a maior parte dos materiais necessários para qualquer construção ou futuros upgrades. Construa desde fábricas de sorvete e usinas a workshops e fábricas nucleares, entre as mais diversas opções.
   É claro que nada disso funciona sem eles: os habitantes !
   O número de habitantes da sua cidade é um fator muito importante no jogo, já que além dele determinar sua posição no ranking também determina quais construções estarão disponíveis. Quanto maior o número de habitantes, maior a variedade de construções disponíveis e maior possibilidade de personalização.


   Os gráficos são muito bonitos e evoluídos, levando em conta a plataforma usada, além do que são bem nítidos mesmo quando o jogo é jogado em fullscreen. A variedade de construções, mesmo no começo sendo um pouco escassa, conforme se evolui no jogo vai se torna muito diversificada, além dos itens Premiun que só podem ser comprados através de Diamantes.
   A única maneira alternativa de adquirir diamantes que não seja comprando, é subindo de nível. A cada ato o jogador recebe uma pequena quantia de experiência, quando sobe de nível recebe uma certa quantia de Simoleons, de matéria-prima e de Diamantes, claro nada que seja o suficiente para comprar os itens realmente bons. [Resumindo, se você quer realmente ser o melhor, pode começar a colocar a mão no bolso].


   A trilha sonora é típica da série, com músicas de ambiente que são bem divertidas e que só se tornam enjoativas se você ouvi-las por muito tempo.
   E por falar em tempo, esse é o grande ponto fraco do jogo. Assim como na maioria dos jogos de redes sociais, se você não tem dinheiro pra pagar, tem que esperar. Esqueça de ficar jogando duas horas seguidas, a não ser que invista uma grana. Como os pontos de energia são usados para tudo, muitas vezes eles irão se esgotar, forçando o jogador a esperar que eles se restaurem. É um mecanismo bastante comum nesse tipo de jogo, mas eu particularmente desaprovo.



   Se você quer saber se vale a pena jogar, minha resposta é sim, vale, desde que você tenha paciência ou dinheiro suficientes para progredir no jogo.
   O jogo não necessita de download, a única coisa necessária é uma conta no Facebook, clique no link abaixo para adicionar o aplicativo e jogar
Minha [por enquanto] pequena cidade

Gostou ? Passe adiante:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...