segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

[Mega-Artigo] E3 2012 - Saiba o que de melhor apareceu na feira





   Como todos já estamos mais carecas do que o Lex Luthor de saber, nessa última semana ocorreu em Los Angeles a maior feira exclusivamente voltada a vídeo games do universo, a Electronic Entertainment Expo,  eternizada no universo gamer como E3. A feira ocorreu dos dias 5 a 7 de Junho e recebeu conferências das três maiores produtoras de console do mundo (Microsoft, Sony e Nintendo), além de diversas conferências de variadas desenvolvedoras. Apesar de muitas especulações sobre os novos consoles da Microsoft e da Sony (vulgos Xbox 720 e Playstation 4/Orbis), o único console da próxima geração à ser exibido foi o antecipadamente confirmado Wii U, da Nintendo. Infelizmente, novidades genuínas e originais foram poucas, já que a maioria dos jogos anunciados são continuações de jogos de sucesso, como por exemplo, Halo 4. Resident Evil 6, God of War: Ascension, entre outros. 
   Pra você que, assim como eu, não teve a oportunidade de assistir tudo ao vivo no dia, a Taverna Gamer disponibiliza esse "pequeno" artigo, destacando o que teve de melhor e de pior nessa edição da feira.



   Tudo começou com a Konami, que no dia 1º de Junho fez uma conferência Pré-E3 recheada de novidades. Com pouco mais de meia hora de videos, a produtora anunciou suas principais armas no mundo gamer para 2012/2013. Entre as novidades, constaram títulos que já eram esperados e alguns que foram apenas especulados.
   O destaque certamente ficou para o Castlevania: Lords of Shadow 2, continuação direta do primeiro título lançado em 2010, que foi apresentado através de um trailer em Computação Gráfica que é de deixar qualquer gamer de queixo caído. Nenhuma informação específica foi revelada, porém o trailer conta que a aparição de um “novo” personagem, várias são as especulações em volta desse misterioso personagem, mas eu aposto todas as minhas fichas que veremos Alucard (do majestoso Symphony of the Night) em alta definição ! Confiram o trailer:


   Outro grande destaque, que, assim como Castlevania, carrega o nome de Hideo Kojima foi o Zone of the Enders HD, um jogo de guerra entre robôs que agora recebe seu remake totalmente em HD. A Konami não revelou nada além do que já se sabia, porém a grande novidade é o que título será não só para Playstation 3 como também para Xbox 360. Confiram o novo vídeo introdutório do remake:


   Zone of the Enders HD será lançado em outubro desse ano, e o jogo virá acompanhado de uma demo do Metal Gear Rising: Revengeance (jogo também exibido na E3 2012). Nenhum informação sobre uma suposta continuação da franquia foi divulgada.
   Outro assunto abordado na conferência da Konami foram os 25 anos da série Metal Gear Solid. Durante essa abordagem, Kojima afirmou ter a intenção de lançar um remake do primeiro Metal Gear Solid, lançado 25 anos atrás [derr] para o Nintendinho, porém, isso ficou apenas nas palavras [por enquanto]. Aproveitando o embalo, também foi exibido a versão estendida do trailer de Metal Gear Rising: Revengeance, que agora tem previsão de lançamento para o início de 2013, confiram o trailer:


   Outro que não poderia ficar de fora da conferência foi o Pro Evollution Soccer 2013, que também deu as caras. O diretor da série futebolística Kei Masuda comentou sobre as melhorias de jogo em relação ao anterior e também salientou que grande parte dessas melhorias só ocorreu devido aos fãs, que deram um forte feedback, destacando os pontos que deveriam ser melhorados ou corrigidos. Um dos exemplos envolve a estrela da série, Cristiano Ronaldo, que teve seu modo singular de correr transposto no jogo. Não se sabe se isso foi feito entre todos os jogadores famosos ou apenas a Cristiano Ronaldo, essa dúvida ainda permanece. Vejam o vídeo:



   Assista abaixo à conferência da Konami, de cabo a rabo:


   A Nintendo também não se conteve e revelou algumas novidades antecipadamente, através do programa Nintendo Direct. O grande foco dessa pequena conferência foi o Wii U. Foram apresentados alguns dos recursos que o console receberá, além de algumas novidades também envolvendo o joystick. Segundo Satoru Iwata, o Wii U será um vídeo game com um forte apelo social, que deve misturar as funções do Wii com algumas novas funções exclusivamente criadas para o Wii U.

Wii U

   Uma boa notícia foi revelada, os criticados Circle Pads do 3DS, que seriam incorporados no GamePad do Wii U sumirão, e darão espaço aos analógicos tradicionais, dos quais os gamers já estão acostumados. Aliás, o termo GamePad também foi revelado nessa mini-conferência, esse foi o nome dado ao controle em formato de Tablet que acompanhará o novo console. Ele também será um leitor de cartões de memória, e poderá executar músicas e exibir imagens sem maiores problemas, além de que, terá uma gama de funções que fará dele um periférico quase independente da TV. Usando-se apenas do pequeno GamePad, será possível navegar na internet, assistir vídeos e participar das redes sociais normalmente, e se acaso você desejar ver a imagem em um tamanho maior, basta apertar um botão e Bazinga! A imagem antes exibida no visor do tablet passa a ser exibida na TV. Eu particularmente achei a interatividade entre o controle e o vídeogame algo sensacional e original (até então nunca tinha visto nada parecido), baseando-se nos vídeos que vi. Confesso que sou bastante positivo em vista ao GamePad, e aposto boa parte das minhas fichas que a Nintendo investirá pesado em aplicativos desenvolvidos exclusivamente para esse “pequeno” tablet.

Game Pad

   Mas claro que a Nintendo não poderia deixar os gamers mais Hardcores na mão não é ? Pensando nisso, a produtora desenvolveu o Pro Controller, um controle mais similar aos tradicionais (bem parecido com o do Xbox 360), com dois analógicos e quatro botões, que também surgiu para confirmar o boato (agora fato) de que apenas um GamePad por vez poderá se conectar ao console, e em caso de dois jogadores, um deles terá que utilizar o Pro Controller (isso certamente gerará muitas brigas entre irmão, amigos, colegas de trabalho, entre outros).

Pro Controller

   Após essa gama de conteúdo técnico, Satoro Iwata, singelo presidente da Nintendo, mostrou ao mundo um “novo” conceito em redes sociais chamada Miiverse. Esse serviço integrará todos os produtos da Nintendo, e poderá ser acessado através do Wii U, 3DS, PC, iPhone, entre outros.
   Muita especulação já rola em torno do Miiverse, envolvendo desde interesses comerciais da empresa, à possibilidade de produtos da Nintendo em outras plataformas, mas nada oficial. E com certeza muitas especulações ainda virão, já que o data de lançamento do serviço está prevista para alguns meses após a do Wii U.


   O que já está confirmado para o Miiverse são trocas de mensagens, vídeo conferências e a também a possibilidade de dar dicas de jogos aos seus amigos, qualquer coisa, além disso, permanece em segredo.
   Com esse pequeno amontoado de informações já é possível ver como a Nintendo há muito tempo deixou de ser apenas uma produtora de jogos e consoles, e agora está pulando de cabeça no mundo online, expandindo-se e buscando um novo público.
   Essa pequena conferência foi um sucesso e criou um hype tremendo em cima da conferência oficial da E3, que ainda estava por vir...
   Confira essa edição do programa Nintendo Direct:



   Porém a estrela da Nintendo estava prestes a ficar ofuscada, já que após essas prévias da E3, finalmente chega a vez da Microsoft mostrar o que trará ao mundo no próximo ano, começando com um vídeo de cerca de cinco minutos de Halo 4, contendo tanto cenas de gameplay como cutscenes (espetaculares) em CG. Juntamente com o vídeo foi revelado que Halo 4 será o início de uma nova trilogia para a franquia, sendo assim, podemos esperar no mínimo um Halo 6 daqui uns anos. O lançamento está previsto para 6 de Novembro desse ano, confira o vídeo apresentado na E3:



   Pegando carona na conferência da Microsoft, a [até então bastante criticada] Capcom deu aquela puxada de saco e revelou que todos os DLC’s do Resident Evil 6 serão lançados primeiro para o Xbox 360, logo após divulgou um vídeo do jogo, contendo Leon e Helena fugindo de zumbis na China. Algo que fica muito evidente é que Resident Evil 6 será muito mais um jogo de ação do que um jogo de terror, claro, nada que tudo mundo já não esperasse, mas ainda assim é decepcionante, principalmente para os fãs do Survival Horror. Seu lançamento está previsto para 2 de Outubro. Confiram o vídeo citado acima:



   Voltando ao Xbox 360, a Microsoft anunciou que o console receberá uma versão remodelada do Internet Explorer [bleehh]. O navegador permitirá o acesso à internet através de qualquer televisor conectado ao console, e será integrado com o Kinect, para facilitar a navegação. Esse aplicativo estará disponível no segundo semestre desse ano.



   Foi então que a Microsoft chutou o Wii U balde e anunciou o Smart Glass, um periférico que será usado para integrar o Xbox 360 com PC, TV, Smartphones, Tablets, entre outros.
   Logo de cara, sabemos que através do Smart Glass, será possível compartilhar música e vídeos entre esses aparelhos com total facilidade. Também será possível usar um Tablet ou Smartphone como controlador para a Dashboard do Xbox 360. Ainda no Smart Glass, na conferência foi mostrado como é possível assistir Game of Thrones no Xbox, usando o aplicativo da HBO, e simultaneamente visualizar Westeros no tela do celular, além do que também pode ser usado para definir táticas em jogos de esporte e será integrado com Halo 4. Com certeza tudo isso soou como um chute [bem dado] no saco da Nintendo e do seu GamePad.



   O Kinect também teve bastante importância na apresentação da Microsoft, que prometeu que o periférico será muito mais explorado com os jogos que estão por vir. Foi logo então que a parceria da Nike com a Microsoft foi revelada, em forma de um novo jogo com um tema fitness baseado nas funções do Kinect. Nomeado Nike+ Kinect Training, o jogo é praticamente um personal trainer eletrônico, que foi desenvolvido para auxiliar todas as pessoas não-sedentárias em seus exercícios diários, sem saírem do conforto de suas salas.
   Através dos sensores do Kinect, o jogo avalia sua situação física, e também pré-programa uma rotina de exercícios para que o jogador possa melhorar gradativamente. Em integração com algum Smartphone também é possível enviar informações para o console, para que o Kinect ajude no desempenho e corrija alguma possível posição irregular. Confiram o vídeo que foi mostrado para divulgar o jogo:



   Ainda aproveitando a onda do Kinect, também foi divulgado um trailer do FIFA 13, concorrente mais do que direto do PES 13, que na versão do Xbox 360 também será integrado ao Kinect. Será possível mudar táticas, reclamar de jogadas e até mesmo fazer substituições, apenas falando.
   Porém, um fato curioso também foi revelado: nem pense em xingar o juiz caso você discorde da opinião dele, caso contrário será punido. Confiram o trailer:



   Mas nem só nos esportes a Microsoft se centrou, e entre as revelações da feira, estava a volta do espião Sam Fosher em Splinter Cell: Blacklist, que também será integrado com o Kinect. A grande diferença do gameplay é a grande presença de ação e de adrenalina no jogo. Segundo o roteiro do jogo (que aparentemente se passa em tempos passados), Sam Fisher precisa recuperar uma lista com nome de vários alvos que caiu nas mãos de um grupo terrorista do Irã (qualquer semelhança com a realidade é [ou não] mera coincidência). A interatividade através do Kinect será feita principalmente através da voz, será possível chamar o inimigo, ou distraí-lo com barulhos. Como se não bastasse, o jogo também contará com o modo cooperativo, além do sinistro modo multiplayer Spy x Mercs, presente no segundo título da série (Pandora Tomorrow). O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2013 para o Xbox 360, porém a produtora Ubisoft em momento algum confirmou exclusividade. Vejam o trailer:



   Confiram a conferência completa da Microsoft:




   E eis então que os Playstationmaníacos piram e finalmente é anunciado o início da conferência da Sony, que chega repleta de novidades em jogos e até mesmo alguns novos produtos.
   Entre tudo que foi revelado na conferência da Sony, três coisas foram consideradas as principais novidades:

  • Beyond: Two Souls, jogo exclusivo para o Playstation

   Para começar arrebentando, a Sony já começou a conferência com algo inédito, o até então desconhecido Beyond: Two Souls, que logo impressiona devido à qualidade gráfica. O jogo está sendo desenvolvido pela Quantic Dream, é uma espécie de narrativa interativa e conta a história de uma pequena garota (estrelada pela Ellen Page, que também dá as caras em Last of Us) que é atormentada por espíritos sobrenaturais, nenhuma data foi divulgada, vejam o trailer:





  • A parceria com a HTC;

    Claro que a Sony não iria perder ponto nem para a Nintendo e nem para a Microsoft, e através da parceria com a HTC se firma também no mercado dos Tablets e Smartphones. Agora poderemos ver jogos que carregam a marca Playstation nos mais diversos portáteis fabricados por outras companhias.
   Por hora, apenas a linha HTC One receberá jogos da Playstation Mobile, novo sistema de certificação que substituíra o Playstation Suite, lançado em Abril do ano passado. Usuários com dispositivos certificados pela Playstation Mobile usufruirão de diversas vantagens, como acesso antecipado a lançamentos, conteúdos especiais, e correm rumores que podem rolar até descontos.





  • Os livros de realidade aumentada intitulados Wonderbooks

   Com os Wonderbooks, a Sony promete revolucionar os contos da “hora de ninar”. Através da PS Eye e com o auxílio do PS Move, o Wonderbook será um livro físico que levará a história para a tela da sua TV.
   Para exemplificar, na conferência foram mostrados os livros Diggs Nightcrawler e Book of Spells (esse segundo devido à uma parceria com J.K. Rowling, criadora da série Harry Potter). Com o lançamento desse produto, a Sony espera elevar o conceito de realidade aumentada e cativar um público mais infantil. Vejam na prática:


   Outro que já era esperado e também apareceu na conferência da Sony foi o Playstation All Stars: Battle Royale, aquele jogo, nenhum pouco inspirado no Smash Bros, que reúne as principais estrelas do Playstation em um jogo de luta, onde todos se degladeiam até a morte. Parte das novidade são que o jogo também será lançado para o Vita, além do que será possível jogar integrando Vita e Playstation 3. Nathan Drake, Big Daddy e Parrapa The Rapper, além de outros personagens antigos e atuais já possuem presenças confirmadas, confiram o trailer:



   Outro jogo que também já fora amplamente comentado antes da E3 foi The Last of Us, que até então não possuía nenhuma cena de gameplay, apenas cutscenes e imagens e mais imagens. Bom, como era de se esperar, esse tabu foi quebrado durante a convenção da Sony, e também pudemos conferir o mais novo trailer de The Last of Us, que nos mostra o quão hostil e perigoso seria um mundo pós-apocalíptico, vejam:

 
   O trailer mostra um gameplay incrível e repleto de adrenalina, onde é possível ter uma prévia de todo o poder de processamento do Playstation 3, com certeza poderia ser facilmente considerado um dos trailers mais impressionantes da feira, mas felizmente muita coisa boa ainda estava por vir...
   Outro que também estava na lista de mais esperados com certeza era God of War: Ascension, estavam todos ansiosos para saber mais detalhes sobre a "nova" aventura e Kratos. A história conta como Kratos se enrolou em um pacto com Ares e acabou se tornando o assassino de deuses do Olímpio mais querido do mundo, no trailer é possível vê-lo em uma definição maior até mesmo do que a de God of War 3, com movimentos variados e violentos, confiram o trailer:



   Porém, o grande climax da E3 ainda estava por acontecer... com um trailer com gráficos simplesmente fantásticos e uma jogabilidade aparentemente muito bem desenvolvida, a Ubisoft anuncia Watch Dogs. A temática do jogo girá em torno do mundo hacker, e é ambientado em um cenário totalmente Open World, onde o jogador pode controlar praticamente qualquer estrutura eletrônica da cidade através de seu aparelho celular, usando de computadores conectados à ele e de vírus digitais. Confiram o trailer:



   Como podem ter notado, os gráficos são realmente acima da média, o que causou algumas especulações, já que ainda não foram confirmadas as plataformas que receberão o jogo. Em alguns fóruns pelo mundo, centenas de gamers acreditam que um jogo com essa resolução só poderia ser desenvolvido em consoles da próxima geração, e relatam que se o jogo for desenvolvido para os consoles dessa geração, certamente os gráficos não teriam tanta perfeição. Eu particularmente acredito que tanto o processador do Playstation 3 como o do Xbox 360 podem suportar gráficos desse tipo, e aposto minhas fichas que também teremos uma versão para PC. Infelizmente, até então, nenhum detalhe do roteiro do jogo foi revelado, porém isso foi desnecessário para fazer de Watch Dogs a melhor revelação da E3 2012.
   Claro que a Ubisoft não se conteve apenas com um de seus jogos no topo do ranking da E3, e logo revelou um vídeo do também muito esperado Assassin's Creed III, onde é possível o jogador participar de uma batalha naval muito emocionante, confiram:



   Logo depois, também foi revelado um trailer com o gameplay já conhecido, mas que não perde ponto nenhum para a batalha naval. Durante o vídeo é possível ver Connor caçando e sendo caçado, pulando pelas árvores, cavalgando, e fazendo o que os protagonistas da franquia fazer de melhor, matando. Confiram:



   Assassin's Creed III está previsto para o dia 30 de Outubro de 2012, e será lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC. No Brasil ele chega apenas em Novembro, porém, com dublagem e legendas em português.
   É claro que não podemos esquecer que ainda tivemos a conferência oficial da Nintendo, repleta de novidades para o público "infantil", e também com agradáveis surpresas para o público mais hardcore.
   Logo no começo da conferência, o esquisito Shigeru Miyamoto entra no palco cercados pelos "fofinhos" Pikmins. O singelo criador de nomes como Mario, Link, entre outros personagens eternizados fala um mais um pouco sobre o GamePad e toda a "surpreendente" evolução que ele trará aos games, e logo depois anuncia Pikmin 3, a continuação de um jogo que há mais de 10 anos não via as telinhas, confiram:



   Miyamoto apresentou muitas novidades de Pikmin 3, principalmente no que diz respeito à interatividade com o GamePad. Mostrou que é possível jogar em até quatro pessoas, cada uma controlando um dos líderes do Pikmin pelas fases, porém, o mesmo afirmou que a jogabilidade é muito mais precisa usando o Wiimote e o Nunchuck como controles.
   Após toda essa fofura desse jogo, que não consegue me convencer de que não está tentando aproveitar-se do sucesso ministrado pelo Pokemon no passado para cativar as crianças da nova geração que provavelmente não terão contato com o "ultrapassado" anime, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fills-Aime entra para dar um novo ânimo à festa. Ao todo foram anunciados 25 títulos para o Wii U, além de serviços como Netflix, Amazon Video, Hulu+ e Youtube.
   Mas com certeza uma das coisas que mais impressionou, pelo menos a meu ver, foi o New Super Mario Bros. U, podendo ser considerado do Super Mario World do Wii U, o jogo possui um modo cooperativo para até cinco jogadores, sem contar que o jogo também revive a famosa Tanooki Suit, a conhecida "roupa voadora" do Mario. Veja o trailer:



   Porém o troféu de melhor jogo da conferência da Nintendo ainda estava por vir, batizado com o nome de ZumbiU, o jogo, aparentemente de Survival Horror, desenvolvido pela Ubisoft (que a meu ver foi a produtora que melhor se saiu nessa edição da feira), veio para dar um ânimo à conferência [e também ao Wii U, que até então não tinha mostrado nada demais fora o New Super Mario Bros. U]. O jogo é em primeira pessoa, e aparentemente se passa em um cenário pós-apocalíptico infestado por zumbis. Grande parte da diversão está na interação do GamePad, sua tela pode ser usada como mapa, pode mostrar o que você possui na bolsa e pode até mesmo servir como visor noturno e mira, em rifles de precisão, confiram:


   Apesar do atual fracasso em vendas, o 3DS não ficou de fora da conferência, e também recebeu três novos títulos que tentarão dar um rumo ao infortunado portátil, são eles:



  • New Super Mario Bros. 2

  • Paper Mario Sticker Star

  • Luigi's Mansion 


   A conferência foi encerrada mostrando a Nintendo Land, uma espécie de evolução de Mario Party, onde os Miis se vestiram de personagens conhecidos da Nintendo e embarcaram em atrações muito divertidas no parque, todas inspiradas em fases de jogos, vejam o video:


   Caso queria assistir a conferência completa da Nintendo, estamos disponibilizando o vídeo abaixo com a apresentação do começo ao fim:


   E é isso aí galera, o artigo acabou saindo bem maior do que eu imaginei, e ainda assim não consegui citar tudo que aconteceu na feira, acabei dando destaque apenas para o que mais se destacou, porém, espero que isso tudo lhe sirva para mostrar o que podemos esperar nos anos seguintes em relação ao vídeogame, e como eu sempre digo, sou muito positivista em relação à evolução dos consoles e dos jogos, e acredito que daqui uns anos seremos apresentados à sistemas de jogos que anos atrás eram considerados utópicos.
   Reunir toda essa informação não foi uma tarefa fácil, e confesso que no fundo me sinto feliz por termos E3 apenas uma vez ao ano, pois acreditem, acompanhar e noticiar um evento desse porte não é uma tarefa nada fácil, e todos os sites que o fazem com grande excelência merecem respeito e admiração pelo seu trabalho. Agradeço a você leitor que se interessou pelo artigo e leu até aqui, muito obrigado, é de pessoas como vocês que tiramos inspiração e vontade de continuar com nosso trabalho. Espero poder escrever um artigo igual ou melhor que esse falando sobre a E3 2013, isso claro, se os Maias estiverem errados...

Leu e gostou ? Compartilhou !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...