segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

UFC 2010: Undisputed - Análise


Fabricante: THQ
Desenvolvedora: Yuke's
Data de Lançamento: 25 de Maio de 2010
Plataformas: Playstaion 3, Xbox 360 e PSP
Gênero: Esportes / Luta
Número de jogadores: 1~2


Trailer Oficial
IT’S TIIIIIIIIIIMEEEEEEE !

   Cerca de cinco anos atrás o Wrestling chegou ao Brasil através da emissora de televisão SBT [Má oêêê], deixando nossas tardes de sábado muito mais divertidas. Semanalmente eram exibidos os programas RAW e Smack Down, ambos da federação WWE. Nessa época nomes como Undertaker, Rey Misterio e Triple H dominavam os assuntos na internet, filas de banco, bares, lojas de 1,99, entre outros e todos adoravam assistir as lutas, mesmo sabendo que tudo aquilo era de “mentirinha”. Porém com o passar do tempo o Wrestling foi perdendo espaço para o MMA, que pelo fato de ser uma luta de “verdadinha”, muito rapidamente se tornou uma mania nacional conquistando muitos fãs e se tornando, até a data da publicação dessa análise, o segundo esporte mais popular do Brasil perdendo somente para o futebol. 
   O maior torneio de MMA existente no mundo é o UFC (Ultimate Fighting Championship), que assim como o WWE, sempre esteve presente no mundo dos games, porém não eram tão jogados antes da popularização do esporte.




   A primeira versão do UFC da nova geração gamer foi o UFC 2009, que apesar de algumas criticas, ancorou e foi um jogo muito bem vendido. Um ano depois a THQ lança o seu sucessor: UFC 2010: Undisputed.
   Pra começar, o jogo deixa a disponibilidade do jogador mais de cem lutadores reais do UFC [a edição 2009 contava com oitenta], todos com os traços, estilos de luta e comemorações extremamente fiéis aos lutadores reais. Espere encontrar astros como Anderson Silva, Jon Jones, Minotauro Nogueira, Mirko Cro Cop, entre outros.
   A jogabilidade apesar de aparentemente simples e fácil de dominar, possui um sistema de defesa e contra-ataque muito complexo, que será de grande utilidade ao jogador durante seu trajeto tanto no Single Player como em combates online, portanto não deixe de fazer o Tutorial, que além de desbloquear um troféu/conquista na manha, também o familiarizará com os comandos do jogo.




   O jogo te fornece várias opções e táticas: você pode sair de soco em pé com o adversário até ele cair, tentar levar o adversário para o canto do octógono, pode derrubá-lo no chão e esmurrá-lo ele até sua cara ficar deformada, ou também pode optar por uma submissão, as opções são muitas e farão com que você perca várias horas de sua vida batendo em personagens virtuais e vibrando a cada vitória.
   Originalmente o jogo não possui barra de Stamina visível, medida tomada para deixar o combate mais realista, porém é possível torná-la visível mudando as configurações no menu Options. Sem a barra, o melhor método de saber se o adversário está prestes a cair [fora os ferimentos na sua cara e corpo] são os atordoamentos. Quando o jogador acerta [ou toma] um golpe certeiro a tela fica em um tom monocromático e um pequeno efeito slowmotion é ativado. Quando o adversário está atordoado é uma boa hora para tentar finalizar a luta, seja dando mais umas bordoadas nele ou tentando uma submissão.




   E já que falamos de Submissão, o sistema utilizado em UFC 2010 realmente não é dos melhores. Quando algum lutador consegue imobilizar outro, tanto o imobilizador como o imobilizado precisam girar o analógico direito o mais rápido o possível. A grande questão é que até então das duas uma: ou esse sistema não funciona direito; ou eu sou ruim mesmo e não sei fazer, já que em 95% das submissões por parte do CPU eu perco mesmo que esteja com mais Stamina, a parte sem vergonha é que parece que o CPU sabe disso e se aproveita de sua fraqueza !
   Enfim revoltas à parte, assim como no torneiro, em UFC 2010: Undisputed os lutadores são divididos em cinco categorias, fiéis ao torneio:

· Lightweight: Peso Leve
· Welterweight: Meio Médio
· Middleweight: Peso Médio
· Light Heavyweight: Meio Pesado
· Heavyweitgh: Peso Pesado




   Existem vários modos de jogo, além do modo Exibition que é um modo mais descompromissado, você também conta com os seguintes modos:
  • Career Mode: Considerado o principal modo do jogo, no modo Career você cria seu lutador do zero [com uma grande gama de opções de personalização], escolhe seu estilo de luta e começa a treinar para se tornar uma lenda do UFC. Durante o modo Career você pode optar por treinar sua condição física (Força, Vitalidade e Integridade), pode treinar seus atributos em geral, como Força do Soco, ou Defesa contra Submissões, entre outros, ou pode também frequentar os ginásios e aprender qualquer golpe de qualquer um dos estilos de luta existentes no jogo. O objetivo do modo Career é se tornar o campeão da sua modalidade, porém começando desde as lutas amadoras e passando por vários estágios até literalmente chegar ao UFC. Durante esse modo você conta com a ajuda de um treinador, que diga-se de passagem não possui muita utilidade, a não ser a de dizer frases clichês do tipo “Você consegue!” ou  “Vai lá e acaba com ele”, entre outros. O ponto negativo desse modo de jogo é que o jogador fica mais tempo treinando, aprendendo golpes, descansando ou dando entrevistas do que de fato lutando;

  • Tittle Mode: É meio que o modo Arcade, o jogador escolhe um lutador [que pode ser o criado no modo Career] e precisa vencer uma bateria de lutas até conseguir o cinturão. Ao se terminar o Tittle Mode pela primeira vez o jogador libera o Tittle Defense Mode;

  • Tittle Defense Mode: Esse modo já é mais um modo Endurance, você escolhe um lutador e precisa vencer doze combates consecutivos, com uma recuperação muito baixa entre uma luta e outra e com um gradativo aumento de dificuldade conforme se progride;

  • Event Mode: Já esse modo é mais um Tournament, ou seja você cria uma bateria de lutas com vários lutadores e pode jogar em todas elas, sozinho ou com jogadores online, onde cada um pode representar um lutador.

  • Ultimate Fights Mode: Esse modo é muito interessante pois recria duelos clássicos da história do UFC. O objetivo nesse modo é fazer com que o combate fique o mais próximo possível do que foi na realidade. Sendo assim, a cada inicio de combate o jogador recebe três condições para “concluir” a luta. As condições variam entre número de quedas, round em que a luta termina, modo como termina, entre outros;




   O jogo ainda oferece um modo Online, porém algo muito importante a se mencionar é que UFC 2010: Undisputed foi um dos primeiros jogos a possuírem Online Pass, ou seja para jogar online, o jogador precisar inserir um código contido na embalagem do jogo. O grande porém é que esse código só pode ser utilizado uma vez, portanto se você for o segundo dono do jogo e o primeiro já usou o Online Pass, você terá que comprar um novo Online Pass. Infelizmente ao que tudo indica, esse sistema se tornará cada vez mais comum entre esses tipos de jogos.
   Um outro ponto fraco do jogo que foi muito comentado é a demora das telas de Loading, a meu ver o problema não é tanto na demora, mas sim na frequência com que essas telas aparecem, e mesmo elas sendo animadas e contendo algumas informações pessoais de alguns lutadores realmente é muito frustrante. 




   A qualidade gráfica do jogo é ótima! Os menus são bem simples e diretos e tudo é muito fácil de localizar. Os lutadores são fielmente retratados e durante as lutas a articulação e movimentação deles são retratadas de forma majestosa [mesmo que às vezes alguns braços quebrem pra trás devido a bugs]. 
   Durante a luta é possível ver o suor dos lutadores, assim como o sangue espirrando da cara deles e manchando a lona do octógono. Os ferimentos também são bastante realistas, é possível ver cortes, hematomas e até o inchaço no rosto dos lutadores. Um dos pontos fracos fica para as expressões faciais dos mesmos durante a absorção de um golpe, mesmo com a deformação do rosto acompanhando o impacto a feição dos lutadores é neutra e quase não são perceptíveis as variações de expressão, traduzindo: o cara está sofrendo mais do que as bruxas durante a Santa Inquisição, mas continua com sua expressão firme e forte!



    A sonoplastia do jogo é incrível e com certeza merece destaque. Começando pelas música de fundo, que são fiéis as utilizadas no torneio, passando pelos narradores e o majestoso Bruce Buffer, que também foram implementados de forma muito precisa fazendo com que o jogador se sinta como se estivesse assistindo a uma luta Houve também um forte destaque para a platéia, que tem um papel fundamental durante o combate que é o de emergir o jogador na atmosfera do jogo, e cumpre esse papel de forma impecável.
   De um modo geral, mesmo apesar de hoje o sucessor desse jogo já existir (UFC Undisputed 3), UFC 2010: Undisputed pode lhe proporcionar muitas e muitas horas de diversão e relaxamento, pois acreditem mesmo aqueles que não sejam fãs do esporte, não há nada mais desestressante do que descer a porrada em personagens virtuais até que seus rostos comecem a esguichar sangue !


*Curiosidade: Exclusivamente a versão do Playstation 3 conta com os lutadores Jens Pulver, Dan SevernRoyce Gracie disponibilizados em forma de DLC, além de cinco lutas adicionais no Ultimate Fights Mode e mais de uma hora e meia de vídeo contendo lutas reais em alta definição.







RESUMO

Prós:

-Vários modos de jogo
-Gráficos de qualidade
-Sonoplastia invejável
-Um calmante virtual

Contras:

-Loadings demorados
-Sistema de submissão falho
-Pequenos bugs de articulação durante o combate
-CPU safado que se aproveita de sua fraquesa

GAMEPLAY

CAREER GAMEPLAY

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...