O texto abaixo não é de nossa autoria, encontramos em um CD da época do RPG Maker. Não sabemos quem é o autor e provavelmente foi encontrado em algum fórum. Caso esse texto seja seu nos informe via e-mail para que possamos dar o devido crédito.
O texto ilustra de forma muito bem humorada todos os grandes clichês [que para os desinformados, são coisas que se repetem na maioria dos títulos] dos jogos de RPG, confiram:
1 - Regra do Dorminhoco
O protagonista adolescente masculino começará o primeiro dia do jogo dormindo demais, sendo acordado por sua mãe, e sendo lembrado de que dormiu tanto que está atrasado para encontrar sua namorada.
2 - "Não! Minha adorada vila minúscula!"
A vila/cidade/comunidade/planeta natal do herói é geralmente aniquilada(o) numa cena espetacular antes do fim do jogo, e muitas vezes antes do fim da sequência de abertura.
3 - Pensando com a Cabeça Errada (Regra Hiro)
Não importa do que ela foi acusada ou o quão misteriosa são suas origens, o herói sempre estará pronto para lutar até a morte por qualquer garota que ele conhece três segundos antes.
4 - Princípio do Zircônio Cúbico
A recém-mencionada garota estará usando um colar que cedo ou tarde provará ser a chave para salvar/destruir o mundo.
5 - Regra da Corrida de Logan
Personagens de RPGs são jovens. Muito jovens. A idade geralmente gira em torno de 15 anos, a menos que o personagem seja um soldado aclamado e veterano, onde, nesse caso, deve estar em torno dos 18 anos. Tais adolescentes têm habilidade com múltiplas armas e magias, anos de experiência, e jamais se preocupam em seus pais mandando-os voltar para casa depois da aventura, antes da hora de dormir. Por outro lado, personagens acima dos 20 se mostrarão pesos de papel no jogo, e preferirão abrir as portas para a geração mais jovem.