sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Resident Evil 3: Nemesis - Análise


Produtora: Capcom
Distribuidora: Capcom
Lançamento: 22 de Setembro de 1999
Gênero: Survival Horror
Número de Jogadores: 1 (um)
Plataformas: Playstation, PC, Dreamcast e Gamecube

TRAILER
S.T.A.R.S. !

   Lançado primeiramente no Japão com o nome original de Biohazard 3: The Last Escape, o terceiro título da respeitada franquia Resident Evil surgiu para dar um destino final ao "pequeno incidente" em Raccoon City. Originalmente sendo lançado para Playstation e posteriormente para PC, Dreamcast e Gamebube, a história do jogo começa exatamente 24 horas antes do segundo jogo da franquia, um dos clássicos dos video games: Resident Evil 2, e termina um dia após os eventos do segundo jogo.
   Durante o gameplay o jogador controla uma das protagonistas do primeiro jogo da série que se passou na gigantesca mansão, Jill Valentine, que dessa vez precisa usar de toda sua experiência com eventos "incomuns" para fugir de uma vez por todas desse infinito pesadelo chamado Raccoon City, porém a já conhecida Corporação Umbrella criou uma experiência parecida com o Tyrant do Resident Evil 2, e também a base do T-Virus, chamada Nemesis, que é programado para eliminar todos os membros da S.T.A.R.S. que sobreviveram ao "incidente da mansão", sabem para manter o sigilo da corporação.


   Após o já mencionado "incidente na mansão" do primeiro jogo da franquia, os poucos sobreviventes procuraram métodos de expor os fatos por eles presenciados com o intuito de alarmar as autoridades sobre a tragédia que estava por acontecer, porém essa tentativa não obteve êxito e o caso da mansão acabou que passando despercebido. Pouco tempo depois uma estranha doença começou a se proliferar entre os habitantes da cidade amaldiçoada, transformando-os em mortos-vivos sem inteligência própria que seguem apenas seus instintos primitivos, como fome, sede, entre outros [acredito que eles não precisem ir ao banheiro]. Agora cabe à bela Jill Valentine fugir da cidade antes que seu cérebro seja devorado por essas incansáveis criaturas sanguinárias.


   A Umbrella preocupada em manter sua integridade e mais preocupada ainda em sair isenta de culpa dessa tragédia, manda dois helicópteros com alguns mercenários, com o intuito de salvar os sobreviventes e ainda sair da história como herói. Porém a operação não é bem sucedida e os mercenários são dizimados pelas horrendas criaturas da cidade, restando apenas três sobreviventes: Carlos Oliveira, Mikhail Victor e Nicholai Ginovaef, que possuem grande influência na história.
    No começo do enredo, em uma fuga Jill procura abrigo na já conhecida R.P.D. (Raccoon Police Department), porém é surpreendida por um amigo desaparecido, Brad Vickers, que está gravemente ferido e visivelmente aterrorizado beirando o estado de choque, porém antes que pudesse explicar o que estava acontecendo, Nemesis dá as caras pela primeira vez no jogo e atravessa o cérebro de Brad com um tentáculo.
   Para que as coisas se tornem mais fáceis de serem compreendidas, vamos explicar a história e o papel de cada personagem do enredo:
  • Jill Valentine: Já conhecida por sua experiência em casos criminais não rotineiros, Jill precisa fugir de Raccoon City e com a ajuda dos mercenários contratados pela Umbrella, acabar de vez com esse pesadelo criado pela própria Umbrella.
 Jill Valentine
  • Carlos Oliveira:  Um dos mercenários da Umbrella que sobreviveu. Carlos faz parte do Serviço de Medidas Especiais de Bio-Perigo Umbrella (UBCS), do qual foram mandados duas equipes para Raccoon City em uma operação chamada de "Chacal Enfurecido", do qual o objetivo era resgatar os sobreviventes da cidade e limpar a cara da Umbrella.
Carlos Oliveira
  • Mikhail Viktor: Mikhail também é um dos sobreviventes da operação, porém é encontrado gravemente ferido por Jill. Mikhail possui um grande espírito de equipe que é capaz de se sacrificar pela integridade de seus amigos.
 Mikhail Viktor

  • Nicholai Ginovaef: Nicholai é o sargento de sua equipe, o que significa que os de mais mercenários precisar seguir suas ordens, porém é muito egoísta e toma decisões precipitadas que visam garantir sua própria integridade física.
 Nicholai Ginovaef

  • Brad Vickers: Brad é um antigo conhecido do primeiro jogo da série, que foge no começo da trama e no final volta para salvar seus amigos. Em Resident Evil 2 Brad já aparece como zumbi, porém como o terceiro jogo se passa antes do segundo é possível assistir ao último suspiro do infeliz policial da S.T.A.R.S..
 Brad Vickers

   O jogo também conta com mais alguns personagens, como o escritor Dario Rosso que se recusa a sair da cidade e mais tarde é morto por uma orla de zumbis, além de Murphy Seeker e Tyrell Patrick que também fazem parte da UBCS mas que possuem uma curta participação na história.
   A jogabilidade é bastante similar ao de seus antecessores, porém com algumas pequenas melhorias. Ao contrário de seus antecessores, Resident Evil 3 pode apenas ser jogado com Jill e não possue opção de escolha de personagens.
   Um das novidades incorporadas foi a possibilidade de fazer escolhas em certas partes do enredo em que Nemesis aparece. A tela fica com o tom de "negativo" e as opções aparecem na tela, porém o jogador tem um curto período de tempo para decidir o que fazer. Essas decisões são responsáveis por decidir o destino do jogador a curto e a longo prazo, já que o jogo possui mais de um final.


   O game também possui um espécie de esquiva emergencial que é executada quando o jogador pressiona o botão de ação no momento exato. Outra novidade incorporada foi o giro em 180º que pode ser feito quando pressionado rapidamente o botão de corrida e o botão que anda para trás.
   O título também conta com um sistema de criação de munição. O jogador encontra durante a jornada vários tipos de matérias primas que podem ser usadas para a criação de munição para as mais diversas armas, através de um item que já está incorporado ao jogo desde o começo. Outra importante novidade é o sistema de caça do Nemesis, ele é o primeiro inimigo da série capaz de cruzar as portas entre os cenários e continuar sua caça incansável pela cabeça de Jill.

  
   Os gráficos se enquadram entre os melhores do primeiro console da Sony, sendo considerado majestoso para a época de seu lançamento. A evolução gráfica entre Resident Evil 3 e seu antecessor é pequena, porém notável. Jill, assim como Carlos e os outros mercenários estão muito bem trabalhados e mais detalhados do que os personagens do segundo jogo da série. Os zumbis também estão mais bonitos [?] e bem desenhados e Nemesis era considerado uma obra de arte para a época, sendo muito bem detalhado durante o gameplay, porém mais detalhado ainda durante as cenas de CG que certamente são incontestáveis.


   Os cenários são bem detalhados e encarnam muito bem as ruelas de Raccoon City, assim como a delegacia, a igreja, entre outros cenários dessa amaldiçoada cidade que podem ser visitados durante o gameplay.
   A trilha sonora segue a linha de seus antecessores e é praticamente nula. Músicas de fundo só podem de fato ser ouvidas durantes as cenas de fuga e adrenalina e nas salas de Save Point [que diga-se de passagem, também seguem a linha de seu antecessor]. O que geralmente se ouve são gemidos de zumbis, goteiras, fogo, explosões, entre outros ruídos já conhecidos pelos fãs da série.

   
   Apesar da duração do jogo não ser das maiores [em cerca de 2:00~2:30 é possível terminar o jogo], o fator "replay" é muito alto devido aos desbloqueáveis que são liberados conforme o jogador vai terminando o jogo.
   Um dos desbloqueáveis é conhecido como "The Mercenaries: Operation Mad Jackal", onde o jogador pode controlar um dos três mercenários sobreviventes pelas ruas de Raccoon City em uma missão paralela, que além de proporcionar mais algum tempo de gameplay também conta com um sistema de acumulação de pontos, que posteriormente podem ser trocados por armas e que por sua vez podem ser usadas durante a campanha original.
   Além disso também contamos com o Epilogue, que é um conjunto de fotos dos personagens da franquia Resident Evil, que além de conter as imagens também possui um texto que explica, meio que superficialmente, o que aconteceu com cada um dos personagens. Ao todo são nove fotos e para desbloqueá-las é necessário terminar o jogo no modo Normal, a cada final um foto é liberada, forçando o jogador a fazer nove finais se quiser ver todos os arquivos.

Modo "Mercenaries"

Epilogue da personagem Claire

   Resident Evil 3 é considerados pelos fãs mais radicais como o último jogo da franquia que é fiel ao enredo da série e realmente é uma verdade, já que Resident Evil 4, para Playstation 2, possui um foco totalmente diferente de zumbis, Umbrella, Raccoon City, e foca em uma história totalmente diferente.
   Para quem se interessa em saber todos os esclarecimentos do caso Raccoon City, Resident Evil 3 é o título apropriado, que coloca de uma vez por todas, felizmente ou não, um ponto final ao T-Virus e a cidade amaldiçoada e infestada pelos mortos vivos.




Brad Vickers em Resident Evil 2

RESUMO

Prós:

- Enredo fiel e esclarecedor
- Jogabilidade melhorada
- Vários desbloqueáveis
- Sustos garantidos

Contras:

- Baixa dificuldade
- Enredo de curta duração
- Nemesis é incansável !

GAMEPLAY DE 14 MINUTOS

FINAL BOSS + ENDING

MERCENARIES GAMEPLAY


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...